Tirar ou não o freio do patins?

Patins
Compartilhe

Quando iniciamos vemos que quase todo mundo tirou o freio e logo aparece alguém que diz "Tira esse freio, ele não presta!". Será mesmo que não presta?

Muito se fala em tirar o freio do patins porque ele não presta, mas isto esta muito mais relacionado a como o patinador utiliza os patins, na modalidade que ele escolheu para praticar. Se o freio que vem no patins não funcionasse as empresas que o desenvolvem já teriam pensado em outro meio de frear o equipamento, portanto ele é útil sim e oferece uma boa resposta de frenagem, mas claro se usado corretamente como qualquer equipamento de segurança.

Aqui vai um vídeo com uma ótima demonstração de como frear com ele. Vou traduzir livremente, na primeira descida ela esta em pé e os patins próximos, por isso o freio funciona parcialmente. Para obter o resultado esperado é necessário flexionar os joelhos e colocar o patins com o freio à frente do outro pé, fazendo isso como ela mostra na segunda descida, o freio irá funcionar plenamente.

Se você for praticar Slalom por exemplo, um item crucial para começar aqui será remover o freio pois ele irá atrapalhar nos movimentos, nas cruzadas de perna que esta modalidade pede. Já se formos praticar Fitness, apenas correr para se exercitar ou passear, pode ser interessante manter o freio para ajudar na frenagem, aqui ele não irá atrapalhar e será bem útil. Outro exemplo é com os praticantes de Downhill, alguns utilizam o freio para melhorar a frenagem e de quebra economizar em rodinhas pois o desgaste fica sendo em uma peça apenas ao invés das rodinhas como ocorre com as outras formas de frear.

O único inconveniente que o freio realmente causa é a limitação de movimento que ele da ao patins onde esta instalado. Quando se esta com o freio em um dos pés, este pé deverá permanecer reto ao chão ao andar pois levantando o bico do patins você irá frear. O risco de queda também aumenta se resolver cruzar as pernas pois deverá tomar mais cuidado para não bater um pé no freio do outro pé. Também se torna perigoso andar de costas pois se o freio tocar o solo no momento em que o patins esta indo no sentido contrário, será bem provável de dar um “Olá” ao nosso amigo chão.

Em resumo o freio do patins é bem funcional, cumpre seu papel. Meu conselho, tire sim o freio após ter aprendido a andar um pouco, ande sem ele para conferir se é o melhor pra você, aprenda outras formas de frear como o Freio em T e o Freio em Cunha, isso é sempre bom, depois coloque-os quando achar que pode usa-los.

Se não se sentir confortável sem eles, não se sinta pressionado, utilize-os e vá patinar com os amigos.
08 12 2014

Comentários

comments powered by Disqus