Modelos de Patins

modelos-patins
Patins
Compartilhe

Conheça os modelos de patins e suas diferenças, de patins recreativo até os mais específicos para pratica de alguns esportes.

Patins de brinquedo

Brinquedo

Estes patins são geralmente encontrados em lojas de departamento e supermercados, nunca em lojas especializadas. Muitas vezes já vem acompanhado dos equipamentos de segurança como capacete, joelheira, cotoveleiras e munhequeira. São adequados apenas para crianças pois não correm, oferecendo melhor segurança para os pequenos. Suas partes são bem simples, mais frágeis, portanto para adultos a durabilidade é muito baixa e não darão a sensação de andar sobre rodas que um patins de verdade oferece.

Fitness / Recreação

Modelo Fitness Recreação

Fitness

São os modelos mais básicos e mais baratos para patinação, adequados para iniciantes e pessoas que querem passear em parques ou fazer exercícios físicos para perder uns quilinhos e enrijecer a perna. Sua bota é geralmente feita em tecido, como um tênis, o que proporciona maior conforto durante seu uso. A base geralmente é em PVC, alguns modelos possuem base em alumínio o que oferece maior durabilidade.

Freestyle / Slalom

Modelo Freestyle Slalom

Freestyle, Slalom

Talvez o modelo mais comercializado, por permitir uma variedade de usos, ele é resistente a giros, contorções e saltos, pode ser composto de rodas de 72mm indicadas para slalom até 84mm se preferir mais velocidade, sua bota pode ser rígida ou em tecido o tornando mais confortável. A base em alumínio é totalmente ajustável, permitindo alinhar as rodas de acordo com sua pisada, garantindo 100% de segurança nas manobras.

Street / Vertical

Modelo Street

Street

É o modelo mais robusto de todos, aguenta grandes impactos. Feito para realizar manobras em corrimões, pistas de skate, rampas ou qualquer outro obstáculo. É para ser detonado mesmo! Sua base possui duas rodas nas pontas, menores e de perfil baixo, o que garante maior estabilidade nos saltos. No centro da base existe um bloco maciço usado para deslizar o patins em corrimões, este bloco garante maior durabilidade da base durante as manobras.

Speed / Corrida

Modelo Speed Corrida

Speed

Possuem uma bota de cano curto, fabricados com materiais de alto desempenho como fibra de carbono. Suas rodas são maiores, em torno de 100mm e rolamentos de alto desempenho, o que permitem alcançar velocidades altas nas pistas. As competições geralmente ocorrem em pistas ovais e os atletas alcançam velocidades de 60 km/h, e nas curvas os atletas precisam inclinar o corpo num ângulo entre 45 e 50 graus para aliviar a ação da força centrífuga, evitando assim uma caída ou acidente.

Downhill

Modelo Downhill

Downhill

Utilizado na pratica de descidas em alta velocidade em ruas, sua bota é igual a do patins de Freestyle mas sua base é mais longa, comportando um total de 5 rodas. Esta distância maior na base é o que permite melhor estabilidade e segurança ao praticante deste esporte. Sua prática também exige o uso de equipamentos de segurança iguais ao de motovelocidade, como um capacete fechado.

Hockey

Modelo Hockey

Hockey

Um esporte semelhante ao futebol, porém com alto grau de contato, praticado em quadras de cimento ou madeira, imitando a prática do Hockey no gelo. Como no futebol, temos dois times tentando realizar pontos manejando o puck (disco) com o taco até o gol adversário, passando pelo goleiro. Sua bota é diferenciada, presa ao pé apenas pelo auxílio de cadarços.

Quad

Modelo Quad

Quad

Modelo anterior a criação do inline, pode ser com bota de cano baixo ou alto. Muito usado em patinação artística, que envolve dança e por praticantes de Rollerderby, modalidade em que se caracteriza por ser de alto contanto. A maioria dos times são femininos e é praticado com patins de rodas paralelas sobre uma pista oval em uma espécie de corrida.

05 05 2014

Comentários

comments powered by Disqus