Modalidades de Patins

Patins
Compartilhe

Além de ser um esporte divertido, possui diversas modalidades e suas particularidades.

Não importa sua idade ou peso, patinação é para crianças, adolescentes, adultos, gordinhos e até velhinhos dispostos. Existem diversas modalidades neste esporte, um deles vai se encaixar no seu perfil. Vamos conhecer alguns deles:

Fitness

É a pratica de patinação mais light, usada como forma de recreação onde se pode passear por ruas, ciclovias e parques ou como esporte para melhoramento do condicionamento físico  e queima de calorias pelo praticante.

Você pode queimar 425 calorias andando 30 minutos de patins. A atividade faz queimar bastante gordura por conta dos movimentos da coxa, glúteos e do exercício de equilíbrio. Os patins usados aqui são do tipo Fitness, por serem mais leves e confortáveis.

Freestyle / Urban

Patinação de estilo livre como o próprio nome diz, onde você pode patinar a vontade, fazendo um mix das diversas modalidades existentes como saltar, realizar manobras, slides, giros, correr ou simplesmente patinar por diversão com os amigos.

Não existem regras nem locais específicos para a prática, apenas diversão ao andar por ai e explorar suas habilidades. Os patins usados aqui são do tipo Freestyle, alguns modelos podem ser adaptados para diversas outras modalidades.

Slalom

Praticado em pistas de concreto liso ou madeira, consiste em realizar manobras diversas sobre o patins desviando de cones com distância padrão de 50cm, 80cm e 120cm. A modalidade possui competições mundiais.

Os patins usados aqui são do tipo Freestyle. A diferença esta em sua base, as rodas são rockeadas, isto significa que a primeira e a última roda do patins deve ser menor que as duas no centro, uma diferença de pelo menos 2mm no tamanho destas rodas. Esta mudança nas rodas desestabiliza o patins facilitando as manobras curtas do esporte.

Aggressive / Street

A modalidade com mais adeptos entre as demais e uma das mais perigosas. Consiste em realizar saltos extremos, giros, deslizar sobre corrimões, bancos, paredes, canos, ultrapassar qualquer obstáculo que encontrar pelo caminho. Os patins usados aqui são do tipo Street.

A modalidade é classificada com os tipos: Street, praticado em ruas onde qualquer elemento como corrimões, escadas, cavaletes, muretas, bancos, podem servir de obstáculo, sua criatividade é quem manda; Park, praticado em skateparks, locais com rampas e obstáculos criados especificamente para esta modalidade; Half-pipe, rampas onde são feitos saltos com giros e slides.

Vertical

Praticado em Half-pipes, rampas em formato de U, onde são feitos acrobacias, saltos com giros e slides. Os patins usados aqui são do tipo Street. É uma modalidade de competição, o esporte esta incluído no X-Games desde 1995 e consiste em realizar as melhores manobras e saltos em um determinado período de tempo.

O maior salto registrado no Guinnes Book foi de Tag Khris em Paris no ano de 2000, que alcançou 3,1 metros de altura. Sua prática no Brasil é pequena devido a falta de locais com rampas em tamanho adequado.

Speed

Modalidade presente em jogos olímpicos, consiste em deslizar sobre uma pista oval fazendo o menor tempo possível. Exige muito esforço do patinador, técnica apurada de remada e curvas, além de uma excelente capacidade cardiorespiratória e endurance.

Para esta modalidade são usados patins do tipo Speed, eles possuem bota de cano baixo feitas com materiais leves como fibra de carbono e rodas maiores que variam de 100cm a 110cm, oferecendo grandes velocidades no circuito.

Downhill

Uma modalidade arriscada, indicada apenas para os mais corajosos. Exige o uso de equipamentos de segurança iguais aos de um praticante de motovelocidade, como o uso de macacão, luvas e um capacete fechado pois em uma queda em alta velocidade o risco é maior.

Sua pratica é feita em ruas com ladeiras, estradas e serras, consiste em desce-las em alta velocidade. Os patins usados aqui são do tipo Downhill, eles possuem uma base mais longa e 5 rodas para oferecer maior estabilidade do patins quando em alta velocidade.

Hockey

Esporte olímpico jogado entre duas equipes de seis jogadores. São usados tacos para movimentar um disco na pista, com o objetivo de marcar pontos acertando o gol adversário, como num jogo de futebol.

É um jogo extremamente rápido, que demanda bons reflexos do jogadores e também um esporte de alto contato, exigindo equipamentos de proteção específicos ao esporte. Em uma tacada o disco arremessado pode alcançar velocidades de até 160Km/h. Os patins usados nesta modalidade são do tipo Hockey, semelhantes aos modelos usados no Hockey no gelo.

Roller Derby

O Roller Derby é um esporte de alto contato jogado por mulheres sobre patins de velocidade tradicionais, com duas rodas paralelas.

Criado na década de 30, ele consiste numa corrida praticada em uma pista oval na qual 2 times de 5 jogadoras cada (1 pivô, 3 bloqueadoras e 1 atacante) disputam, entre esbarrões e muita ação, cada ponto. Os patins usados nesta modalidade são do tipo Quad com bota de cano baixo.

Artístico

Esta modalidade também participa dos jogos olímpicos e consiste em realizar uma coreografia com música acompanhada de uma dança rítmica, saltos e manobras que acompanhem a música. Quanto mais complexo as manobras, a perfeição dos movimentos, a sincronia da dança com a música, maiores são as notas atribuidas ao patinador. Os patins usados geralmente nesta modalidade são do tipo Quad.

06 05 2014

Comentários

comments powered by Disqus